Em 2007, realizou-se um levantamento com 3.300 pais americanos, para se saber quais produtos de higiene, entre xampus, loções e sabonetes, eles mais utilizavam em suas crianças. Com base nestes dados, verificou-se que as crianças estão expostas a uma média de 60 tipos de ingredientes químicos todos os dias, sendo que muitos deles não são seguros, segundo as agências de controle governamentais. Mesmo aqueles produtos propagandeados como naturais, podem conter ingredientes químicos nocivos à saúde dos bebês e crianças.
A exposição a agentes químicos durante a infância tem efeito muito maior do que no adulto, uma vez que bebês e crianças são mais vulneráveis, sua pele é 30 % mais fina do que a do adulto e pode absorver quantidades maiores de substâncias químicas. Além disto, a inalação de produtos químicos nocivos à saúde acaba sendo maior relativamente ao seu peso, quando comparado com o adulto. Por fim, a barreira sanguínea que protege o cérebro de agentes químicos (chamada barreira hemato-encefálica), não está completamente desenvolvida até o bebê completar seis meses de idade.
Curiosamente, a Johnson & Johnson utiliza o Quartenium-15 em xampus para bebês, porém não em todos os países onde vende seus produtos. Na Dinamarca, Finlândia, Japão, Holanda, Noruega e África do Sul, o Shampoo Johnson para bebês não contém esta substância. Já nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, China, Indonésia e Brasil, há Quartenium-15 na fórmula.
A empresa Johnson & Johnson está sendo pressionada há mais de dois anos nos Estados Unidos para que retire o Quartenium-15 da fórmula de produtos para crianças,mas,até o momento, isto não ocorreu. O que fizeram neste país, foi lançar uma linha chamada Johnson’s Naturals, cuja fórmula não possui esta substância, porém tem preço mais alto.
A questão é a seguinte: Por que utilizar Quartenium-15 no Shampoo Johnson em alguns países e em outros não? As crianças de nenhum país merecem este banho tóxico. Ao comprar produtos para crianças e bebês,preste atenção aos componentes da fórmula. Se contiverem Quartenium-15 (ou sinônimoscomo Dowicil 75, Dowicil 100, Dowco 184 ou Azoniaadamantanato), não utilize. Esta será a melhor forma de pressionar a indústria e proteger nossos bebês e crianças.
Fiz uma pesquisa entre algumas marcas de xampus para bebês, nacionais e importadas, disponíveis no Brasil e descobri o seguinte:
Shampoo Johnson Baby – possui Quartenium-15
Shampoo Granado Bebê – possui Quartenium-15
Shampoo Huggies Turma da Mônica - não possui Quartenium-15